Tsunami Digital e Suas Finanças

Tsunami Digital

Os tsunamis são aquelas verdadeiras ondas gigantes que quando chegam ao litoral, tem o potencial de causar grande destruição e provocar uma verdadeira alteração na estrutura de cidades e na geografia local. Da mesma forma o Tsunami Digital que experimentamos nestes últimos anos.

A partir de março de 2020, o mundo experimentou a formação do que muitos estão chamando de um verdadeiro tsunami digital, já que a geografia de nossas vidas foi totalmente alterada, forçando todos aderirem a esta forte digitalização da sociedade.

No entanto nosso comportamento segue em sua maioria, da forma como estávamos acostumados, embora agora as decisões e compras estão a simples distancia de um toque na tela de seu smartfone, rápido, ágil e automático.

Transforme suas Finanças para o Tsunami Digital

E a evolução e novos tsunamis estão chegando com a inauguração da operação do 5G no país e em breve maior cobertura, facilitando serviços, o agronegócio, saúde e educação.

Embora tenhamos todas estas vantagens a adequação de nosso comportamento para este novo ambiente digital é fundamental para o equilíbrio de nossas finanças pessoais, ou podemos sofrer com novos tsunamis.

Transformação ou Tsunami Digital

Inegavelmente existe hoje no mundo e em particular o Brasil um grande marco na história, ou seja, o mês de março de 2020 e mais especificamente o dia 11 deste mês quando Tedros Adhanom, diretor geral da Organização Mundial da Saúde ( OMS ), fez sua declaração elevando o estado de contaminação da COVID 19 ao estado de pandemia.

Lockdown e Tsunami Digital

Neste momento, iniciou-se mesmo sobre forte criticas, o processo de isolamento social por se tratar de uma das técnicas identificadas naquele momento para reduzir ou conter o avanço da contaminação. Dentro deste cenário, lógico que houveram diversas manifestações por parte do setor produtivo, uma vez que demonstrava em um primeiro momento um grande impacto da economia.

Com certeza, nos primeiros meses houve grandes dificuldades, com todo o mundo entrando em sistema de trabalho de home office e o aumento da demanda dos serviços de internet sofreram um grande salto e estes tiveram sua qualidade prejudicada sendo adequado posteriormente pelas operadoras do setor.

Nesta esteira, a transformação digital que já vivíamos, sofreu também um grande impacto levando a uma maior digitalização e que hoje já é citado em alguns trabalhos como um Tsunami Digital.

Como na ocorrência destes fenômenos na natureza, os tsunamis tem o poder de causar uma grande transformação na geografia local, o Tsunami Digital transformou definitivamente a sociedade atual.

O que era esperado de acontecer na economia com a entrada da geração Z no mercado ( os nascidos após 1994 ), os verdadeiros nativos digitais e totalmente adaptados a este meio, este tsunami obrigou a todas as gerações desde os Baby Boomers a se adaptarem mais rapidamente e determinou o real engajamento de alguma forma a este novo cenário.

Da mesma forma, o mercado desde a indústria, comercio e serviços mudaram e se adaptaram a nova geografia do ambiente, ampliando sua digitalização e desta forma o delivery e o e-commerce e suas marcas se tornaram muito mais populares para todos de nossa sociedade.

Evolução do E-commerce

Crises e Oportunidades

“Nunca Desperdice uma boa crise”

Winston Churchill

O decorrer destes últimos anos mostrou como mais uma vez conseguimos reverter estes momentos de crise em grandes oportunidades

Com a nova dinâmica que se impôs, o mercado transformou-se e restaurantes mudaram para o sistema de delivery, lojas para e-commerce muito mais dinâmicos e lógico todo o sistema logístico para realizar toda esta entrega se elevou a um novo patamar.

Para identificar como realmente foi este impacto sobre a nossa sociedade, basta acompanhar a expectativa de realização do PIB ao longo desta emergência de saúde, segundo o Boletim FOCUS do Banco Central. O gráfico mostra no ano de 2020, uma expectativa positiva embora moderada até março daquele ano, anunciada a pandemia houve uma forte evolução negativa nos próximos 4 meses, até julho de 2020, retomando a cenários menos recessivos a partir dai, tomando uma vertente positiva em 2021.

Com base nestas informações, este intervalo de 4 meses, abril a julho, foi o período que houve o inicio da readequação dos consumidores, da estrutura digital e da economia, ou seja, a partir deste momento iniciou-se a retomada, com a criação de novas oportunidades geradas pela maior digitalização da sociedade.

No entanto esta forte digitalização trouxe em seu bojo, além da transformação a necessidade de readequação a este novo ambiente, muito mais ágil devendo estarmos preparados para esta nova velocidade.

Velocidade que foi capaz de retirar o país de uma curva tipicamente recessiva para um patamar positivo e de oportunidades, através da formação de novos hábitos e comportamentos.

Ao Toque da Tela

A Distância de um Toque

Sempre quando falamos nesta transformação pensamos nos computadores, o que era verdade até a um certo tempo atras e mesmo no e-commerce quando tínhamos uma necessidade, fazíamos levantamento de preços no computado e chegávamos a comparar dentro das lojas físicas, mas esta realidade hoje é totalmente diferente.

O comercio eletrônico teve um crescimento de 48,41% em 2021 em relação a 2020, sendo que de todo este montante, 67% das compras foram realizadas via smartphones, segundo o site Mercado & Consumo.

Com este novo comportamento, todo o tempo envolvido no processo de escolha, consulta de opções e comparação de preços até a sua venda efetiva foi encurtado, ou seja, o processo de experiencia do cliente reduziu-se levando a formação de um novo comportamento, mais rápido, ágil e automático.

Segundo os estudos de Daniel Kahneman e publicado em 2011 em seu livro Rápido e Devagar, o nosso cérebro possui duas formas de agir e pensar, uma mais metódica e analítica e por isto necessita de um tempo maior para processamento e logicamente gasta mais energia. A segunda forma é mais rápida e automática que muitos de nós chegamos a chamar de intuição e que lógico gasta muito menos energia.

Desta forma, com o encurtamento do tempo da experiencia do cliente, a nossa mente adota agora este novo comportamento em diversos momentos, o meio mais rápido e automático, porque afinal estamos a simples distância de um toque na tela de seu smartphone.

chegamos a chamar de intuição e que lógico gasta muito menos energia.

Rápido e Devagar
Atalhos Mentais

Os estudos mostram também que uma vez no modo automático, nossa mente adota inúmeros atalhos mentais que podem levar a erros de avaliação ou de comportamento, chamados vieses comportamentais.

Estes vieses, podem levar e de fato contribuem para uma má avaliação, gerando possíveis perdas financeiras que pode ser um dos fatores que esta influenciando fortemente o incremento no endividamento das famílias brasileiras, segundo mostram as pesquisas.

Conheça mais a mudança do comportamento no tempo.

Observando o gráfico comparando o numero de casos de COVID-19, segundo o Ministério da Saúde confrontando com o percentual de endividamento das famílias brasileiras, segundo a Confederação Nacional do Comercio ( CNC ), mostra que justamente quando começa uma forte redução no numero de casos em março de 2021, é o momento que inicia-se uma maior elevação no nível do endividamento.

Este fenômeno pode ocorrer, quando em março de 2021 inicia-se a redução do isolamento social e agora estas pessoas muito mais digitalizadas tiveram maior liberdade para executar o consumo, incrementando este nível de endividamento, uma vez que a maior fonte é o mau uso do cartão de crédito

Endividamento COVID19
Pesquisa SERASA

Comportamento & Saúde

Este novo comportamento afetou diretamente nossa saúde física de várias formas, onde a pesquisa sobre o endividamento em 2021 e os seus efeitos, realizado pelo SERASA, demonstrou que foram criados efeitos danosos não somente ao bolso, mas em Relacionamentos com o Parceiro ( 62% ), Relacionamentos no Trabalho ( 64% ), Impacto na Vida Social (84%) e Dificuldade em Dormir ( 85% ).

Realmente este novo comportamento e o seu reflexo sobre as finanças pessoais causam efeitos não somente de cunho econômico, mas de saúde além de grandes efeitos nesta nova sociedade.

Deve-se pensar inicialmente que este problema está mais presente somente nas classes C, D e E, mas os resultados mostram que é uma situação sistêmica em toda esta nova sociedade e que paralelamente cresce mês a mês.

A pesquisa realizada pela CNC, mostra que aquelas pessoas que recebem menos de 10 salários mínimos ( SM ), possuem 78,3% de endividados de seu total, ou seja, as classes C,D e E.  Já a outra porção da população, acima de 10 SM, ou as classes A e B, possuem um percentual de 74,4%. Devemos somente lembrar que em quantitativo as classes abaixo de 10SM possuem um maior percentual desta população e desta forma poderá estar ocorrendo um impacto mais sobre a segunda classe ( Maior que 10SM), pela seu menor quantitativo numérico no total.

Estes números mostram no final a necessidade urgente de readequação destes comportamentos nesta nova sociedade buscando um patamar mais estável e principalmente saudável para todos, com um nível de endividamento mais gerenciável e com menor inadimplência.

Endividamento e Faixa Salarial

TD e suas Finanças

A transformação ou tsunami digital veio a cada dia estará mais forte, basta ver que as 5 profissões do futuro e que por sinal já faltam no mercado, não é nenhum especialista em TI, mas aqueles que consigam traduzir o grande volume de dados gerados, Big Data, para o desenvolvimento de negócios e nesta esteira temos: Cientista de Dados, Big Data, Internet das Coisas, Inbound Marketing, Cybersegurança etc..

Embora necessários para administrar todo este novo ambiente, o ambiente vai novamente alterar sua geografia e não se trata de uma estimativa, mas o início da operação da velocidade 5G no pais que altera e eleva ainda mais nossa velocidade, porque são agora 100 gigabits por segundo e o que é isto afinal, simplesmente é 100 vezes mais rápido que o 4G.

 

Deve-se pensar inicialmente que afinal isto vai demorar a cobrir o pais, mas basta uma adequação de equipamentos e até aquelas áreas sem cobertura como a Amazônia já houve a oferta de cobertura de internet via satélite e não somente Elon Musk, mas nesta corrida por cobertura, ainda temos o Google e Facebook desenvolvendo suas soluções afinal o futuro já é hoje.

Paralelamente para todos nós, nosso comportamento entrou no automático, mas inconscientemente agimos ainda de forma analógica, pensando no tempo e análise que estávamos acostumados e desta forma, geram riscos que se tornam camuflados pela ação digital e comportamento analógico.

Conhecer estas características de comportamento desenvolvendo o seu autocontrole, integrando com as suas técnicas de finanças pessoais atualizadas para o meio digital é caminho mais certo a ser tomado e diga-se de passagem, mesmo assim, necessitará adequação e correções de rota para a integração ao seu perfil particular.

Adotando esta transformação pessoal de forma integrada gera o estado em que a chegada de cada um destes tsunamis digitais, deve ser comemorado, porque afinal estão aprimorando nossa vida, ganhando velocidade e qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *