Qual o Melhor Produto de Investimentos

O Melhor Produto de Investimento

Investimentos, o que existe afinal atrás deste termo, somente produtos financeiros ou algo com uma maior profundidade.

Nos dias de hoje com tanto acesso a informação como vivemos e com esta intensa digitalização qual é o melhor produto de investimentos, afinal a dica de ouro.

A situação é um pouco mais profunda, mas de fácil solução, basta você estar atento aos pontos que são abordados aqui neste artigo encontrando definitivamente o seu melhor produto.

Ambiente e Produtos Financeiros

Os melhores produtos de investimentos no mundo digital

Atualmente vivemos em um ambiente com grande profusão de informações e pelo volume oferecido, o tempo que tínhamos no passado para melhor selecionar as opções fica prejudicado levando a você tomar suas decisões muitas vezes de forma automática.

Some-se a isto a grande oferta de dicas que existem no mercado e sem contar aquelas promessas de rápido enriquecimento que vivem semeando nossas mentes com a descoberta de um verdadeiro Eldorado em nossas vidas e o melhor sem muito esforço.

Estas ações foram tão intensas que diversas instituições reguladoras do mercado começaram a fiscalizar mais de perto e punir verdadeiramente aqueles que no final estavam prejudicando os investidores do mercado e mesmo o desenvolvimento do próprio deste ambiente por esta vasta distribuição de fake news financeiras.

Sente-se agora uma redução desta pressão de tanta dica e notícias por vezes fantasiosas, mas no final fica a dúvida, qual é o melhor produto.

Neste artigo apresento a melhor forma de você atingir esta melhor seleção de produto buscando o seu melhor equilíbrio da maior equação: a rentabilidade x risco.

Investimentos?

Hoje em dia esta palavra esta se tornando bem comum em nosso vocabulário, mas afinal o que esta por trás deste novo termo.

Analisando a fundo, investimentos são as nossas populares aplicações financeiras e o novo termo torna-se mais evidente pela grande popularização das corretoras de investimentos no mercado.

Não se trata de uma simples troca de termos, mas existem mudanças fundamentais sobre o uso e popularização destes em nossa sociedade.

Antes de 2003, havia a grande dominância em realizar nossas aplicações financeiras em instituições bancárias, isto era um fato.

Nestas instituições, os produtos mais populares e utilizados naquele momento eram aqueles ditos de renda fixa em sua grande maioria que pela suas características são no fundo sistemas de empréstimos e assim a rentabilidade destes papeis fica acordada inicialmente podendo ser uma taxa pré fixada ou até estar relacionada a algum índice de mercado como o IPCA por exemplo.

Após 2003, com a maior popularização das corretoras de investimentos, nestas grandes distribuidoras ( ver o ultimo artigo ), oferecem agora diversas classes de produtos desde a renda fixa e até aqueles classificados como de renda variável, onde agora você parte de um sistema de empréstimo para se tornar parte do mercado como um acionista em sua maioria e absorvendo todas as mudanças e riscos dos ciclos do mercado

Fazendo então uma relação entre estes termos, podemos dizer que os investimentos surgem como uma evolução das nossas aplicações financeiras no mercado expondo a um verdadeiro mar de oportunidades mas de grandes desafios, uma vez que a forma de exposição ao risco e formas de remuneração são diferentes do que estávamos acostumados.

Qual o melhor produto de investimentos

Desta forma, neste novo ambiente com tantas classes de produtos, qual é o melhor produto afinal? Esta dúvida no final necessita ser resolvida, uma vez que vieram acompanhadas na esteira evolutiva para os investimentos, diversas dicas e até gurus querendo mostrar e prometendo verdadeiros caminhos para um Eldorado.

O Risco Afinal

Deve-se tomar atenção agora neste novo ambiente, onde você possui a participação de rentabilidade dentro de verdadeiros ciclos de mercado e a exposição ao risco e sua presença em seu dia a dia é totalmente diferente de um produto de renda fixa onde esta variável é mais fácil de ser administrada.

Além do risco mais presente, a rentabilidade agora tem menor previsibilidade futura do que nos produtos de renda fixa, uma vez que esta relacionada diretamente com o comportamento de empresas e fundos aos ciclos do mercado que podem estar em alta ou baixa.

Diversos destes novos investidores ingressaram ao ambiente da Renda Variável em momentos de ciclos extremamente altistas e com isto conquistaram a sugestão que dominavam o comportamento do mercado e aumentaram extremamente a sua exposição ao risco e na reversão do ambiente o desespero tomou lugar a aquela sensação de sucesso, uma vez que agora todas aquelas regras que achava que regia o novo ambiente pareciam não funcionar mais.

Pode parecer até uma utopia o que mostro com este relato, mas diversas pessoas perderam praticamente todas suas reservas nestes momentos de reversão do mercado por estarem extremamente expostas ao risco, sem salvaguardas e algumas até alavancadas no mercado.

Não se assustem porque a primícia principal do mercado é que quanto maior o risco, maior a rentabilidade e se você somente se mantem exposto a esta variável, tentando buscar o máximo em uma reversão se você não possui salvaguardas passara com certeza por problemas e não há aquela dica especial ou guru de mercado que mude esta realidade.

Pensando no risco e rentabilidade, como então trabalhar em um mercado de investimentos, buscando melhores resultados? Não se assuste existe o caminho para os melhores produtos e até com riscos existe mas esta variável esta presente mesmo naqueles produtos ditos de renda fixa e dependendo da exposição você ainda pode desenvolver salvaguardas para este ambiente.

Risco e rentabilidade e os melhores produtos para investimentos

Perfil do Investidor

O primeiro ponto na definição de quais são os melhores produtos é na verdade qual é o seu perfil como investidor e pode parecer óbvio, mas envolve diversas variáveis que são necessárias de serem consideradas.

Como primeiro passo para este perfil é a sua sensibilidade ao risco e assim você pode ser considerado um investidor conservador, moderado ou até mesmo agressivo e como pode ver é uma verdadeira escala indo do menos ao mais exposto ao risco.

Um mito que existe no mercado, que estes investidores ditos agressivos possuem em sua carteira somente produtos de alto risco e rentabilidade mas mesmo estes, possuem carteiras com um equilíbrio de produtos e uma equação rentabilidade x risco adequada. 

Com isto chegamos a uma quarta classificação dentro do perfil, o Caça Dicas, porque não acredita em risco, pensa que domina o mercado e com isto expõem todos os seus recursos em produtos de alta volatilidade. Este perfil em particular, é principalmente gerado depois de sofrer uma verdadeira abdução de diversas promessas que existem por ai de fácil enriquecimento.

Você não precisa se tornar um louco, porque como falar de investimentos virou um pouco de moda, varias pessoas acompanham estas promessas e acabam por resgatar péssimas experiencias.

Não pense que isto não ocorre, porque estas pessoas até respondendo formulários que identificam o seu perfil de investidor o que chamamos de suitability, vários destes investidores invertem as respostas buscando ter um nível de perfil maior e com isto acesso a produtos de maior rentabilidade mas que embutido possuem o risco proporcional ao que estava selecionando.

Descobrir o seu real perfil não é problema para ninguém e não se intimidem, porque pesquisas mostram que o brasileiro em sua grande maioria possui perfil mais conservador, com alguns moderados e poucos agressivos e é natural uma vez que vivemos por décadas e porque não dizer séculos, tomando por base a criação da caderneta de poupança, em ambientes de renda fixa com um nível de risco mais baixo e conservador.

Esta evolução dentro dos perfis dos investidores está relacionado principalmente com dois itens fundamentais o conhecimento e o comportamento.

Quando falamos em conhecimento, não que necessite você ser um especialista em investimentos, mas possuir um conhecimento básico para conseguir selecionar o que é a melhor opção e o que você possui como objetivo para estes investimentos.

Da mesma forma, o comportamento deve estar adaptado para viver nestes ambientes onde os investidores agressivos convivem porque mesmo em ambientes com uma equação rentabilidade x risco equilibrada você ainda precisa saber conviver principalmente com os momentos de reversão de mercado.

Deve-se observar também que muitas vezes existem investidores que possuem um perfil mais agressivo, mas que por uma situação ou outra percam sua capacidade e volume de investimentos, nesta situação estes devem adotar agora um perfil mais conservador, até adquirir nova capacidade de tração do que aumentar em muito sua exposição nesta situação particular.

Desta forma, o perfil do investidor já sinaliza para você qual a melhor grupo de produtos que deve selecionar e se por problemas de tempo e até ainda conhecimento não sentir segurança na sua tomada de decisão e principalmente pelas inúmeras promessas que surgem por ai, ainda pode contar com assessores certificados pelo mercado para fornecer a seus melhores caminhos, porque o qual seguir sempre será sua decisão final.

A Função Tempo

Nesta busca pelos melhores produtos você deve se lembrar também da função tempo, pois se não estiver em uma plataforma de negociação de ações operando em intervalos menores onde o risco é mais elevado como como ocorre por exemplo com o daytrade, fora disto quanto menor o tempo, menor o risco e a rentabilidade.

Deve pensar então, porque que esta opção de tempos reduzidos e de baixa rentabilidade, mas não se esqueça que toda pessoa deve possuir uma reserva de emergência, sendo um investidor ou não, porque como o próprio nome diz estas ocorrem sem data nem hora simplesmente surgem.

Estas reservas, neste caso cumprem sua função primordial de atender estas emergências evitando que você lance mão, por exemplo de seu limite especial na conta ou pior o seu cartão de crédito, levando a um possível desequilíbrio em suas finanças.

Desta forma os produtos para atenderem esta necessidade especifica, por estarem prontamente disponíveis em sua conta terão com certeza um nível de rentabilidade menor mas que compensa o possível desequilíbrio que poderá sofrer em suas finanças com o uso inadequado de um cartão de credito por exemplo.

De modo geral, aqueles produtos que possuem menor liquidez, ou seja, demoram mais tempo para estarem disponíveis em sua conta após pedir o resgate, possuem via de regra uma maior rentabilidade.

Com a função tempo no longo prazo, além de uma possível maior rentabilidade aqui também vale a regra do risco, você deve analisar estas variáveis de mercado envolvidos com esta menor ou maior liquidez destes produtos.

Objetivo – O Grande Mestre

No final, a melhor seleção de produto e conjugando principalmente com o seu perfil de investidor esta nos seus objetivos e para cada um destes você ira selecionar produtos que atendam as necessidades e as metas que pretende atingir.

Estes objetivos vão desde o plano mais básico e de curto prazo como uma reserva de emergência, a faculdade de seus filhos pensando em um prazo médio e também em sua aposentadoria.

Quando falamos de aposentadoria você deve pensar que existem aqueles planos de previdência privada que cumprem esta necessidade, mas nos dias de hoje pode não ser suficiente o resultado destes produtos para manter o seu padrão ode vida e para isto, pode ser complementado também com carteiras de investimentos, porque tudo em nosso pais tem mudado de forma muito intensa e brusca e principalmente com a forte digitalização da sociedade que vivemos.

Desta forma pensar nos seus objetivos de vida é realmente o grande mestre para você iniciar a sua melhor seleção de produtos para atender estes pontos e lembre-se esta seleção não é imutável, porque você deve focar sempre no seu objetivo e se por acaso, por situações de mercado, aquela seleção de produtos inicial destoa de seus objetivos deve imediatamente executar as correções de sua rota e seus produtos buscando manter o seu alinhamento com este importante norte em sua vida.

Sendo assim, os seus objetivos são os seus grandes mestres para orientar a sua melhor seleção de produtos e lembre-se que com o mercado em constante evolução e crescimento como vivemos atualmente e diga-se de passagem, com grande potencial de incremento ainda, sempre haverão novas e atualizadas ofertas mais adequadas as suas necessidades especificas.

Concluindo, para sua melhor seleção de produtos descubra inicialmente o seu perfil de investidor e como esta evoluindo para o seu aprimoramento de conhecimento e comportamento e depois defina quais os seus objetivos e assim, selecionar os melhores produtos que atendam esta necessidade sendo esta a melhor forma de descobrir os melhores produtos para investir suas economias.

Agora se no final, você sente que mesmo com um maior volume financeiro falta tempo para selecionar estes produtos mesmo tendo agora a consciência de seu perfil e objetivos e metas de vida, no mercado existem diversos especialistas e assessores treinados e certificados para desenvolver a sua melhor orientação.

Na Próxima Semana

Na próxima semana irei falar sobre o Brasileiro e sua relação com o dinheiro, Mitos e Verdades, Não Perca.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *