Sumário
- O Cenário Atual
- Investimento Objetivo - Afinal O Que É?
- Atualizando e Participando
- O Mercado
O Cenário Atual
O mercado financeiro no Brasil evolui fortemente a cada ano, surgindo novas classes de produtos gerando um verdadeiro mar de oportunidades, mas com grandes desafios.
Este mercado de modo geral é um importante instrumento econômico de financiamento da atividade produtiva no país, através da captação pelo meio de seus produtos e direcionando este capital para o desenvolvimento do setor produtivo seja uma empresa, imobiliários, agronegócio, projetos de infraestrutura e até hospitais.
O forte crescimento deste setor, permite o desenvolvimento de uma economia mais forte e pujante, reduzindo a dependência do financiamento realizado pelo governo, permitindo que este se concentre em setores essenciais como saúde e educação.
Desde 2015, com a queda da taxa básica de juros da economia, a taxa SELIC, houve uma forte migração de investidores, para produtos de renda variável que possuíam suas aplicações financeiras concentradas principalmente em produtos de renda fixa.
Este novo mercado, a renda variável, apresenta características totalmente diversas da renda fixa, levando a necessidade de maior conhecimento destas e também o comportamento especial necessário neste novo ambiente.
Devemos observar que este período pós 2015, o mercado de modo geral apresentou forte tendencia de alta que de certo modo, favoreceu o resultado destes novos investidores, mas também o surgimento de promessas, gurus e criando indiretamente uma leve armadilha”, uma vez que este ambiente opera de acordo com os ciclos do mercado coexistindo as tendencias de alta com sua respectiva contração a tendencia de baixa.
Neste ambiente favorável de características altistas, levam a criação de alguns riscos, que vão desde a falta de contabilização da rentabilidade real de seus investimentos até problemas ao perfil de comportamento necessário para este novo ambiente, que aumentam estes problemas sem a real percepção do investidor.
Nesta esteira de riscos gerados, temos como exemplo a total exposição a classe de produtos de maior risco como opções e derivativos, formação de carteiras exclusivas e desbalanceadas em renda variável e até a formação de reservas de emergência totalmente lastreadas em ações por exemplo.
Some-se a estas ocorrências no mercado, vivemos também uma forte evolução da digitalização de toda sociedade e os investidores mantem os seus costumes analógicos em um ambiente que agora tudo está a distância e o tempo de um toque que pode ser no seu novel ou simplesmente na tela de seu smartphone, ou seja, o digital.
Investimento Objetivo – Afinal O Que é?
Dentro deste cenário que observamos com situações diversas de ação e comportamento, podendo gerar perdas financeiras aos investidores.
Estas perdas são geradas principalmente por não respeitar cada fase da Jornada do Investidor, bem como o conhecimento e o bom senso para operar neste novo ambiente que como já disse anteriormente de grandes oportunidades e desafios.
O programa do Investimento Objetivo tem como missão orientar as pessoas neste novo ambiente, em cada uma das fases da jornada do investidor, sem necessitar ser um especialista, mas permitindo selecionar melhores produtos para suas aplicações financeiras adequadas ao seu perfil particular e alinhadas com os seus objetivos e metas de vida.
Atualizando e Participando
Para atingirmos a missão proposta deste programa, sempre realizo enquetes e questionamentos no mercado, fornecendo subsídios que foram fundamentais para a criação desta missão e orientação
No entanto, o mercado atualmente apresenta grande dinamicidade e para manter o caminho correto desta missão proposta, sua participação especial é fundamental, postando suas dúvidas e sugestões, permitindo a continua atualização e solução de dúvidas levando você a aproveitar este verdadeiro mar de oportunidades e superando mais facilmente seus desafios que surgirem ao longo da sua jornada. Por isto Comprometa-se e Participe.
Por Onde Começar?
Como em toda jornada, é importante obter uma visão geral do cenário, onde você se encontra e as necessidades de cada patamar em especial.
Desta forma, no nosso próximo contato iremos tratar sobre a Jornada do Investidor suas fases e necessidades.
O Mercado
O Comitê de Política Monetária – COPOM, definiu nesta última quarta-feira ( 04/05/2022 ) o novo valor da Taxa SELIC e o que isto impacta a sua vida afinal? O que é esta taxa?
De modo direto, a taxa SELIC é a taxa básica de juros da economia e dela origina todas as demais taxas do mercado, seja no financiamento de um carro, casa própria, investimentos, poupança e até a taxa do seu cartão de crédito.
Como já foi dito o COPOM definiu o novo valor da SELIC em 12,75%ao ano
Quando esta taxa esta baixa, a economia fica mais barata e existe um maior fluxo de capitais no mercado e ao contrário implica em dizer em uma economia mais cara e com maiores custos.
É o principal instrumento da política monetária e o seu crescimento busca com este movimento a contenção da inflação. Na nossa situação atual a inflação acumulada nos últimos 12 meses foi de 11,30% ao ano.
Com base neste valor divulgado a nossa rentabilidade real básica passa a ser +1,30% ao ano ( Taxa SELIC descontada da Inflação), mostrando ser um ambiente favorável para alguns produtos de renda fixa, sendo necessário realizar o calculo de abatimento de custos como taxas e impostos para identificar o resultado final real de suas aplicações financeiras.
Na próxima semana, confira mais informações sobre a Jornada do Investidor e seus detalhes e mais informações.