A Jornada do Investidor

Sumário

Começando A Jornada do Investidor

Nos dias de hoje, vemos uma grande profusão de assuntos e dicas nas mais diversas mídias sociais e grande variedade de assuntos e promessas, indo desde as finanças pessoais, seguros, previdência, investimentos, derivativos. Mas afinal, qual o caminho a seguir? O que é certo ou não? Realmente diversos momentos recheados de dúvidas e incertezas. 

Para solucionar estas dúvidas é fundamental você conhecer a jornada do investidor, suas fases e características.

Devemos observar também que além de todos estes pontos e informações o mercado hoje é muito mais dinâmico e extremamente digital, onde a posse física do dinheiro é mais rara de acontecer e todas as transações do mercado ocorrem a distância e tempo de um toque que pode ser de um mouse ou simplesmente a tela de seu smartphone.

Em um primeiro momento, com tanta informação disponível e todos nós acessando diretamente e continuamente, devemos tomar cuidados redobrados e não se trata pela qualidade da informação disponibilizada, mas algo muito mais profundo.

 

Segundo a economia comportamental, nestes ambientes com excesso de informação e com maior nível de stress existe uma grande tendencia de o nosso cérebro começar a adotar atalhos mentais e assim trabalhar de forma automática, uma vez que não existe tempo para análise.

Qual a importância afinal se o nosso cérebro está em um modo automático? Isto não é bom? 

Nestes momentos de modo automático é aquele momento que você acaba por realizar compras e depois se pergunta por que comprou. Ou ainda, uma aplicação financeira que no final quando você fizer as contas irá identificar que ocorreram perdas financeiras.

Nestes momentos, o primeiro e mais importante passo é entender onde você se encontra na Jornada do Investidor e assim o seu caminho irá começar a se tornar mais claros.

A Jornada do Investidor

Neste grande ruido do mercado, você esta continuamente buscando dicas ou uma nova promessa especial de rápido enriquecimentos e no final tudo parece não funcionar como você esperava e impelindo para aquela nova super promessa, mas tudo volta não surtir os resultados esperados.

Nesta situação, existem 3 razões especiais e principais para isto acontecer com você, as duas principais são a sua emoção que promove sua insensatez e a terceira que na verdade é a realidade que todo mercado esta ajustado para alguém perder dinheiro e conjugando com sua emoção o resultado final é o que você tem obtido ao longo de todos estes tempos.

Para estruturar sua emoção de forma equilibrada e estabelecendo o caminho adequado para obter resultados positivos no mercado, você deve entender e buscar a sua localização ao longo da Jornada do Investidor.

Esta jornada é distribuída vários patamares e cada um destes possui suas características próprias que uma vez conhecidas e respeitadas direcionam a pontos especiais junto as suas finanças pessoais e até os seus investimentos particulares

Os Patamares da Jornada

Os patamares da jornada ou fases à serem percorridas ao longo de todo o seu caminho e o seu fundamento básico está estruturado conforme o gráfico do ciclo de vida elaborado pela Associação Brasileira de Planejamento Financeiro – PLANEJAR e como podem observar cada uma destas fases integrando estas características com o seu perfil pessoal de investidor, determinando as carteiras adequadas as suas necessidades.

Estes patamares ou fases em seu nível básico são divididos em 3 pontos mas se você necessitar de maior detalhamento podemos até chegar ao nível de 12 destes, no entanto para o nosso entendimentos o nível básico é suficiente para atingirmos nossos objetivos.

 

O Primeiro Patamar - Equilíbrio

Nesta primeira fase, nos encontramos no momento em que iniciamos por entrar no mercado do trabalho, estando detentor de um diploma universitário ou não.

Neste momento, começamos a estruturar nossa vida pessoal e profissional e é o momento em que nossos retornos financeiros mensais ainda são baixos e as despesas acabam por serem maiores em alguns momentos.

Com estas características nesta fase acaba por ocorrer de forma até corriqueira uma maior instabilidade em nossas finanças pessoais e até a ocorrência de dívidas financeiras.

De acordo com o mercado, devido a instabilidades que possam ocorrer no ambiente, o investidor pode eventualmente retornar a este patamar pela perda de sua capacidade financeira.

Nesta fase pelas suas características, o investidor deve buscar a todo custo o equilíbrio de suas finanças e além de suas despesas obrigatórias, desenvolver reservas de emergência e principalmente criar suas grandes contas, ou seja, seguros e planos de saúde.

São chamadas grandes contas pelo fato que estão relacionadas principalmente a eventos de emergência que quando ocorrem se não estiverem suportadas por estes instrumentos podem levar a grandes dispêndios de dinheiro, podendo provocar grande impacto financeiro sobre suas finanças pessoais.

Neste ponto também, deve-se iniciar um programa de criação de sua previdência, devido as alterações recentes nas regras da previdência oficial e uma vez criada esta estrutura você conquistará como seus principais aliados o Tempo e os Juros Compostos.

Pode parecer um pouco complexa esta fase visto que em sua maioria, as pessoas se encontram no inicio de sua vida profissional, no entanto estabelecendo um programa de metas adequado, aliado a um método de finanças pessoais com técnicas adequadas para o ambiente atual é perfeitamente executável e pode-se dizer sem cortar o cafezinho.

Neste momento também, não raro as pessoas que se encontram neste patamar deixam-se influenciar facilmente por diversas promessas de rápido enriquecimento, levando a perdas financeiras, uma vez que o mercado é extremamente dinâmico e podendo comprometer o seu futuro financeiro e seus objetivos e metas de vida.

Dentro deste cenário, as principais instituições do mercado, a Comissão de Valores Mobiliários ( CVM ) e a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais ( ANBIMA ), lançaram campanhas de fiscalização principalmente nas redes sociais, coibindo e multando estas ações.

O Segundo Patamar – Crescimento

Neste momento inicia-se uma maior estabilização de suas finanças pessoais, uma vez que a família já deve estar formada, residência adquirida e um maior volume de rendimentos fruto principalmente de um forte trabalho para o seu aprimoramento profissional.

Além destes rendimentos, devem existir fluxos financeiros oriundos de aplicações em investimentos realizadas no primeiro patamar, uma vez que tenha seguido um programa atualizado estabelecendo o seu equilíbrio que mesmo de uma característica mais conservadora naquele momento estabelecem uma segunda fonte de rendimentos para você neste momento.

Nesta fase, você deve buscar principalmente um maior aprimoramento de controle e gestão de suas finanças pessoais e maior conhecimento na área de investimentos ou assessoramento adequado, em acordo com o seu perfil de investidor, ampliando ainda mais os seus rendimentos finais e respeitando a melhor relação da equação Risco x Retorno.

O Terceiro Patamar - Desfrutar

Nesta última fase da Jornada do Investidor, se houve um bom planejamento das duas fases antecessoras ocorre a formação de um bom fluxo financeiro, oriundo de suas aplicações em investimentos como também de seus rendimentos que devem ter atingido um valor superior pelo seu maior conhecimento e prática profissional.

Neste momento, ocorre uma forte redução de suas despesas principalmente pela formação dos filhos e estes deixarem sua residência iniciando suas vidas profissionais próprias.

Quanto a previdência, havendo aquele pronto planejamento na primeira fase começa agora o seu desfrute aproveitando todos os benefícios proporcionados pelos seus grandes aliados o Tempo e os Juros Compostos.

Pensando em investimentos, com a mudança das regras da previdência oficial, pode não ser suficiente a contratação de planos de previdência privada para manter o seu padrão de vida e assim estas carteiras de produtos tomam o objetivo principal de recompor e complementar sua aposentadoria com os rendimentos necessários, para você desfrutar estes momentos.

Desta forma, fechamos aqui estes 3 patamares principais da Jornada do Investidor, que uma vez atendida suas características principais, você poderá colher bons resultados e assim atingir os seus objetivos e metas de vida.

O que temos observado nos dias de hoje é que pelo excesso de informações, dicas como também gurus de mercado, acabamos por identificar diversas incoerências quanto as características do patamar onde o investidor encontra-se inserido e o risco incompatível com esta sua fase na jornada.

Mercado Dinâmico

Devo ressaltar que embora seja muito óbvio o que foi apresentado sobre estas fases da Jornada do Investidor, muito dos problemas que surgem no dia a dia estaão principalmente ligado a falta de atenção para cada uma das características e necessidades destes patamares básicos.

No entanto, no mercado atual com intensa digitalização temos que atentar prioritariamente para o comportamento do investidor evitando a geração de seus vieses e buscar implementar o desenvolvimento do seu autocontrole, uma vez que agora tudo ocorre a distância de um toque como já foi dito.

Um comportamento em particular que deve ser evitado e que vem ocorrendo de forma até corriqueira é buscar uma classificação do seu perfil de investidor no nível arrojado, mesmo não possuindo comportamento ou conhecimento e buscando com isto produtos de maior rentabilidade, sendo que ainda se encontra em um perfil mais conservador.

Nesta situação pela inadequação do comportamento ao ambiente almejado e desajuste no equilíbrio da relação Risco x Retorno, acabam por ocorrer perdas financeiras para estes investidores no médio e longo prazo

Outro ponto de relevância que demonstra ainda o forte caráter dinâmico do mercado na atualidade, é o volume de novas classes e produtos que são lançados todos os anos no mercado, forçando a uma maior atualização continua para que possa atingir os objetivos esperados.

Concluindo, para este novo ambiente o conhecimento da Jornada do Investidor e seus patamares básicos é elemento fundamental para o sucesso de um investidor nos dias de hoje pela maior dinamicidade do mercado e a intensa digitalização de nossas vidas que ira incrementar a cada dia mais e desta forma a necessidade de adequar o seu comportamento para este novo ambiente.

Deve-se adicionar a esta nova equação, neste novo ambiente para todos os investidores a necessidade de uma melhor avaliação de suas posições quanto a equação do Risco x Retorno, buscando seu melhor equilíbrio neste ambiente que apresenta um mar de oportunidades, mas repleto de desafios.

Na Próxima Semana

Na próxima semana irei tratar com você sobre uma grande dúvida no mercado. Qual é a melhor corretora? Não perca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *